ESPECIALIDADES

Medicina Esportiva


INTRODUÇÃO

O que é Medicina Esportiva?

O médico do esporte atua tanto na promoção da saúde por meio das atividades físicas, quanto no tratamento de lesões e traumas decorrentes dos exercícios. É o profissional capacitado para acompanhar o treino de atletas de alto rendimento e orientar os indivíduos que se exercitam de forma amadora ou recreativa.

Tire suas dúvidas

WhatsApp

Formulário de Contato

Acompanhamento

O médico do esporte acompanha o paciente em todas as etapas que envolvem a prática de exercícios, incluindo os exames iniciais, passando pela rotina de treinamento em si, até o tratamento e o processo de reabilitação após uma lesão esportiva, caso necessário.


Antes de começar uma atividade física, é necessário fazer um
check-up de saúde completo. A partir dos resultados dos exames, o médico determina quais são os exercícios adequados para o seu caso e em qual intensidade e frequência eles devem ser praticados.


Com o acompanhamento profissional, é possível evitar lesões decorrentes da prática inadequada dos exercícios. O médico especialista também pode receitar suplementos e medicações capazes de melhorar a
performance esportiva individual.

Asset 1

Lesões Esportivas

A prática de exercícios físicos sem o devido acompanhamento profissional pode resultar em lesões, principalmente musculares. Em geral, elas provocam dor, diminuem o rendimento esportivo, e, em alguns casos, causam a limitação funcional. Os tipos mais comuns são:

WhatsApp
  • Luxação

    Acontece quando uma articulação é deslocada de sua posição normal, geralmente após um choque, causando dores intensas e a imobilização da região. 

  • Entorse

    Trata-se de uma ruptura ou estiramento de um dos ligamentos e acontece, na maioria dos casos, após acidentes, como quedas e torções.

  • Cãibra

    É uma contração, rápida, dolorosa e involuntária do músculo que geralmente ocorre após a prática intensa de exercícios . A panturrilha e a região atrás das coxas são partes frequentemente afetadas.

  • Fratura por Estresse

    Consiste em  uma lesão decorrente de movimentos repetitivos. Acontecem, em geral, em regiões localizadas, causando a fadiga e o desbalanço dos osteoblastos e osteoclastos (tipos de células que compõem os ossos), contribuindo para a  fragilidade óssea.

  • Pubalgia

    Como o termo sugere, trata-se de uma inflamação no osso púbis e em seus tecidos adjacentes. Acomete principalmente os atletas devido a traumas repetitivos e à sobrecarga na região.

Diagnóstico

O diagnóstico das lesões esportivas depende de cada caso. Em geral, há uma análise da história clínica do trauma. O médico questiona o paciente a respeito das atividades realizadas no momento anterior ao da consulta a fim de investigar as causas.


Em seguida, há a averiguação física, processo que inclui a inspeção e palpação das regiões afetadas. Exames complementares, como a radiografia (no caso de suspeita de lesão óssea) e a ressonância magnética (em quadros de traumas musculares, tendinosos e ligamentares), podem ser solicitados pelo médico.


Em todo caso, se notar alguma anormalidade no corpo ou sentir dores após a prática de um exercício físico, procure um médico. O diagnóstico precoce possibilita o tratamento correto e evita que certas condições se agravem.

Tratamento

O tratamento de lesões esportivas também depende de cada quadro e só pode ser realizado após o diagnóstico clínico. 


Existem lesões de tratamento puramente  conservador, isto é, que não necessitam de nenhuma intervenção cirúrgica. Outras lesões, podem não responder bem a esse tipo de tratamento, podendo ser necessário algum tipo de procedimento mais invasivo. 


É importante que o paciente siga as orientações médicas e respeite o tempo de reabilitação para que a recuperação seja completa e efetiva.

Fale Comigo

Ficou com dúvidas?

Entre em contato e vamos conversar!

Asset 1

Dúvidas Frequentes

  • É necessário se afastar das atividades físicas para tratar as lesões ortopédicas?

    Não. Muitas vezes o tipo e o nível de intensidade das atividades devem ser ajustados, mas na imensa maioria dos casos não é necessário se afastar por completo das atividades físicas.

  • Tive uma lesão e não me sinto preparado para retornar às atividades. O que fazer?

    Procurar um profissional que seja qualificado para fazer o seu retorno da melhor maneira possível, para que você esteja preparado para um retorno seguro no esporte.

  • Rompi os ligamentos do tornozelo. Preciso operar?

    Não necessariamente. Existem lesões ligamentares do tornozelo que são totalmente passíveis de tratamento conservador. A avaliação com um ortopedista qualificado é necessária para a conduta do seu caso.

WhatsApp

Olá! Sou o

Dr. Victor Picchi


Fiz faculdade de Medicina em São Paulo, na Universidade Anhembi Morumbi. Ao concluir o curso, ingressei no programa de residência médica em Ortopedia e Traumatologia, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. 


Durante minha residência, fiz um programa de extensão internacional em Portugal (Hospital Universitário de Coimbra) e, após concluí-la, realizei subespecialização em cirurgia do joelho e trauma esportivo, também na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. 


Enquanto fazia minha subespecialização, fiz mais um programa de extensão internacional em artroscopia e cirurgias do joelho na Coreia do Sul (Myongji Hospital - Mayo Clinic Member). Paralelamente a isso, entrei para o programa de subespecialização e pós-graduação em Medicina do Exercício e do Esporte.


Possuo Título pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ).

Saiba Mais
Share by: