ESPECIALIDADES

Ortopedia

Tire suas dúvidas

WhatsApp

Formulário de Contato

INTRODUÇÃO

O que é Ortopedia?

A ortopedia é a especialidade médica que se concentra na saúde do sistema musculoesquelético. O ortopedista trata de condições e doenças que acometem o aparelho locomotor, incluindo os músculos, tendões, articulações, ligamentos, coluna e estrutura óssea.


Compete à ortopedia o tratamento de doenças como: dores nas articulações, deformidades ósseas, estiramento dos tendões, problemas na coluna, fraturas ósseas e entre outros. O ortopedista atua no diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas relacionados ao sistema locomotor e trabalha na reabilitação de pacientes lesionados.

Asset 1

Condições

Dor nas articulações

As articulações são pontos de encontro entre os ossos. Suas principais funções são: manter a estrutura óssea agrupada e permitir a movimentação do esqueleto. Elas estão localizadas em diversas partes do corpo, sendo as mais conhecidas, as do joelho, quadril, cotovelo, ombro, pé e tornozelo.


Por estarem situadas em um ponto de contato frequente (entre os ossos), elas estão sujeitas a lesões. Os movimentos repetitivos, por exemplo, podem fazer com que as articulações se desgastem, tornando-se rígidas e inflamadas. Como consequência, o indivíduo passa a sentir as famosas “dores nas juntas”.


Apesar de serem relativamente comuns, é importante ficar atento. Se a dor na articulação for intensa, ou apresentar deformidades, procure um ortopedista. Esses desconfortos podem indicar uma doença mais séria que requer tratamento especializado, como a tendinite, a artrite reumatóide, a bursite, a epicondilite ou até lesão da cartilagem articular.

WhatsApp

Dor na Coluna

Praticamente todas as pessoas vão sofrer com a dor na coluna em algum momento de suas vidas. Trata-se de um problema extremamente comum que afeta a qualidade de vida da população, sobretudo dos indivíduos em idade ocupacional. As regiões mais afetadas são os extremos da vertebral: a lombar e a cervical.


A dor na coluna tem diversas causas, podendo ser uma consequência da má-postura, do sedentarismo ou ser decorrente da prática inadequada de exercícios. No entanto, as dores nas costas também podem ser um indicativo de um problema mais grave, como a hérnia de disco ou a osteoporose. 


É importante consultar um ortopedista caso as dores na coluna sejam persistentes ou muito intensas. Somente após o diagnóstico clínico, é possível propor um tratamento adequado e, assim, evitar que a condição se torne crônica.

Entorses

Os ligamentos são estruturas que ligam os ossos e têm a funcionalidade de estabilizar as articulações, além permitir o movimento articular. A entorse consiste no estiramento, distensão ou ruptura dessas ligações, causando, na maioria das vezes, dor extrema e inchaço na região afetada.


As entorses geralmente ocorrem quando há a torção, estiramento ou dobra de uma articulação após acidentes, como quedas ou impactos. O tratamento consiste em proteger o local lesionado, repousar e elevar a parte afetada para evitar inchaço, e fazer compressas de gelo. Em quadros graves, pode haver necessidade de imobilização com gesso ou até mesmo de intervenção cirúrgica.

Osteoartrite

A osteoartrite (OA) é uma doença crônica caracterizada pelo desgaste das cartilagens articulares que encobrem os ossos, causando dores intensas, rigidez nas articulações, inchaços, e, em casos mais graves, a perda da função do movimento.


Os lugares mais afetados são as articulações das mãos, dos joelhos, dos quadris e da coluna, devido ao desgaste maior que essas regiões sofrem. O tratamento consiste em exercícios para evitar que a lesão se agrave, medicamentos para redução da dor, e, em quadros severos, a intervenção cirúrgica para substituição da articulação.


De toda forma, caso sinta dores ou perceba deformações nas articulações, procure um ortopedista. Somente após a consulta com um médico especialista, é possível obter o diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado.

Fale Comigo

Ficou com dúvidas?

Entre em contato e vamos conversar!

Asset 1

Dúvidas Frequentes

  • Eu preciso me afastar das atividades físicas devido às dores?

    Dificilmente haverá alguma situação em que não será possível praticar atividades físicas, mas provavelmente ela terá que ser readaptada e individualizada para o problema do paciente em questão. Para isso, é importante contar com a ajuda de um bom profissional.

  • Existe tratamento não cirúrgico para dores na coluna?

    Sim, hoje com as evoluções na medicina é possível tratar grande parte das alterações na coluna sem a necessidade de um procedimento invasivo ou até minimamente invasivo. 

  • Existe tratamento para o desgaste da articulação?

    Sim. O desgaste articular é um problema progressivo e degenerativo, porém existem diversos tratamentos que diminuem a velocidade de progressão da doença e aliviam as dores, melhorando assim as condições articulares e a qualidade de vida dos pacientes.

WhatsApp

Olá! Sou o

Dr. Victor Picchi


Fiz faculdade de Medicina em São Paulo, na Universidade Anhembi Morumbi. Ao concluir o curso, ingressei no programa de residência médica em Ortopedia e Traumatologia, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. 


Durante minha residência, fiz um programa de extensão internacional em Portugal (Hospital Universitário de Coimbra) e, após concluí-la, realizei subespecialização em cirurgia do joelho e trauma esportivo, também na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. 


Enquanto fazia minha subespecialização, fiz mais um programa de extensão internacional em artroscopia e cirurgias do joelho na Coreia do Sul (Myongji Hospital - Mayo Clinic Member). Paralelamente a isso, entrei para o programa de subespecialização e pós-graduação em Medicina do Exercício e do Esporte.


Possuo Título pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ).

Saiba Mais
Share by: